29 de maio de 2015

Sobre botas e escargot


Coleção de winklepickers

Winklepicker medieval


Muitas pessoas acham estranho aqueles sapatos pontiagudos, que parecem calçados de bruxa de histórias infantis. Os winklepikers são remanescentes de sapatos medievais usados pela nobreza francesa e quanto maior a ponta, mais elegantes eram, e podiam chegar a 20cm, dificultando o passo de quem os usava, o que não chega a ser muito diferente de alguns calçados atuais.

A agulinha  de lesma (winklepikers)


O nome winklepickers tem origem no palitinho usado para se degustar um prato típico da Inglaterra, o Periwinkle Snails. Esse palitinho (piker) ou qualquer outros objeto que tenha ponta é usado para se retirar a molusco (periwinkle ou apenas winkle) de sua concha. O apelido engraçadinho se tornou sinônimo de sapato pontudo na terra da rainha.




Hoje em dia, os winklespickes também são usados pelos góticos da linha mais tradicional, além de fazer parte do figurino de grandes nomes da música gótica e vertentes.  Aqui no Brasil, ele é mais conhecido como “sapatos de matar barata no canto da parede”.

Vinil vermelho com fivelas de morcego

Couro preto com fivela de caixão


Infelizmente, não achamos lojas especializadas no Brasil, mas existem várias lojas virtuais pela Inglaterra (apenas de a 1 libra custar quase 5 reais). Se você for a Londres, visite esta loja, que fabrica vários modelos góticos. Você também pode se inspirar e mandar fazer um winklpicker sob medida, pois ele não é tão popular aqui no Brasil quanto é na Europa.

Qual o seu sapato preferido? Mande sua foto para gothcabinet@gmail.com ou envie para nossa fanpage no facebook! Conhece outro nome para este calçado? Escreva nos comentários!

Dois clássicos: The Cure e winklepicker




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre este post!